Arquivo do blogue

sexta-feira, 7 de junho de 2019

COMITÉS DE SAÚDE E SUSTENTABILIDADE – EXPERIÊNCIA DE MARRANGE -1 EM HOMOÍNE

Comités de Saúde - Conceito

É uma estrutura socio-comunitária composta por membros escolhidos ou eleitos pela comunidade, para a representar em todas ocasiões e para tomar decisões sobre a saúde, é um organismo independente e não deve se subordinar as instituições de saúde.
E recomendado uma representatividade dos diferentes grupos que compõem a comunidade:
      Pessoas mais afectadas e necessitadas;
      Interessadas ou marginalizadas que se identificam com a causa;
  Pessoas influentes e credíveis como e o caso de líderes religiosos, régulos (independentemente da sua filiação partidária), professores, secretários de bairros, comerciantes, representantes de grupos de mulheres;
      Agentes Polivalentes Elementares (APE);
      Parteiras tradicionais;
      Praticantes da Medicina Tradicional e voluntários de Saúde

Estes actores são reconhecidos ao nível comunitário e da saúde como a principal forma de ligar e aproximar a comunidade dos serviços de saúde e são o elo de diferentes intervenientes no processo de envolvimento comunitário para a implementação de acções relacionadas com:
      Promoção da procura atempada dos serviços de saúde;
      Busca de apoio para os voluntários de saúde;
      A sensibilização para as brigadas moveis e campanhas de vacinação;
      Prestação de cuidados primários de saúde;
      E ainda em alguns casos para realização de visitas domiciliarias como forma de garantir uma vigilância comunitária de saúde.

SUSTENTABILIDADE DOS COMITÉS DE SAÚDE
Tem se verificado a nível das comunidades a formação de vários comités de Saúde que inicialmente tem se empenhado para a melhoria da Saúde da população, porém, muitas das vezes estas organizações tem base de suporte os parceiros (ONG) que apoiam na efectivação de suas actividades, na disponibilização de material didático, vestes de identificação e outra logística que garante o funcionamento dos mesmos.
Sucede, em muitos casos, que ao sair a base de apoio (parceiros), os comités perdem a sustentabilidade e na ausência de uma capacidade de autossustento desfazem-se.
O comité de Saúde de Marrange-1, no distrito de Homoíne, partilhou-nos uma experiência digna de ser capitalizada e replicada pera outros comités à fora. Este comité foi formado em 2016, desde então vinha trabalhando com enfoque na divulgação de mensagens tendentes a redução da Malária naquele povoado.
Com o passar do tempo e à medida que a organização foi se firmando na comunidade, o comité passou a implementar um microprojecto de fabrico de lajas para construção de latrinas melhoradas para residentes de Marrange -1 e outros povoados vizinhos.
Esta ideia surgiu segundo o presidente do comité da necessidade de criação de auto-sustento para a viabilização das suas actividades e necessidades. Em média são vendidas 2 lajas ao mês, ademais, o comité presta assistência técnica de construção e educação sanitária no manuseio correcto das latrinas por forma a reduzir doenças ligadas ao mau uso das mesmas.  
Este comité sente os ganhos multiplicados em diferentes perspectivas, por um lado acrescenta valor no bem-estar das comunidades ao reduzir a incidência de doenças diarreicas que antes preocupa o comité, por outro lado tem no comité de Saúde o auto-emprego para o apoio da renda familiar.   

Sem comentários:

Enviar um comentário