Arquivo do blogue

quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

Gráficos de avaliação do desempenho do Programa Alargado de vacinação (PAV)

O que é avaliação do desempenho?
A avaliação do desempenho é um processo de apreciação sistemática do desempenho dos trabalhadores no exercício das suas funções que contribui para o seu desenvolvimento futuro. É um processo pelo qual a instituição/programa identifica em que medida o desempenho de cada trabalhador contribui para satisfazer os objectivos estratégicos e atingir as metas preconizadas.
A avaliação do desempenho pode ser definida como uma interacção entre o os resultados obtidos durante um determinado período em relação ao que se espera alcançar, em que o trabalho desenvolvido ao longo do trimestre, semestre ou ano é analisado e discutido pelo provedor e seu superior hierárquico ou gestor do programa a fim de identificar os aspectos positivos e negativos do desempenho e encontrar oportunidades de desenvolvimento e melhoria, proporcionando ao provedor a possibilidade de saber sempre o que se espera do seu desempenho.
Em PAV, a avaliação do desempenho deve ser feita de forma continua e permanente por forma a identificar fragilidades nas coberturas e traçar estratégias para a sua superação. A avaliação não só objectiva identificar fraquezas dos colaboradores, visa essencialmente fazer uma análise mais objectiva do rácio entre objectivos/metas vs resultados alcançados. Essa avaliação pode ser feita em período curto (mensal), médio (trimestral) ou longo (anual).
No programa Alargado de vacinação (PAV), os gráficos de barras verticais são os mais usados e aconselhados para essa actividade. A que ter em atenção a alguns aspectos durante a construção dos gráficos:
1.   Os dados que devem constar não podem ser os realizados como tal, mas sim as taxas de cobertura por cada antígeno (veja noutro post deste blog como calcular a taxa de cobertura);
2.   Se a analise for mensal, os dados também devem ser mensais (aconselhável nos casos em que a avaliação é feita em uma unidade sanitária e não resumo de um distrito);
3.   Se a analise for trimestral, semestral ou anual, os dados devem ser agrupados de acordo com o período em análise assim como os grupos alvos.

  Gráfico1: exemplo de construção de um gráfico de avaliação       anual do PAV
     Fonte: ficha de resumo mensal do PAV para nível distrital

Como o gráfico ilustra acima, o período em análise é de um ano, contudo, por se tratar de um gráfico comparativo é preciso trazer o ano em curso comparando com o ano imediatamente anterior, como forma não de se situar da situação actual em relação a igual período do ano passado mas também para poder dar mais ênfase aos dados.
O gráfico do exemplo traz consigo informação por Unidade Sanitária, o que nos leva a perceber que se trata de um resumo distrital num período de um ano. Se fosse para analisar apenas uma Unidade Sanitária, ao invés de nomes das US’s como aparece, seriam meses dispostos de Janeiro a Dezembro.
Vale ressaltar ainda a importância de se ter uma barra de meta, esta constitui um indicador primário da nossa analise, ainda ao traçarmos a nossa barra já nos diz o que fizemos durante o período em análise e serve também como estimulante para um maior empenho.

                                                                        Por Noraldino nuva

Sem comentários:

Enviar um comentário