Arquivo do blogue

quarta-feira, 11 de janeiro de 2023

Monitoria da temperatura das geleiras do PAV


Nos dias que correm a qualidade da conservação da vacina é um elemento fundamental para garantir a qualidade da imunização e controlar a bolsa de susceptibilidade nas comunidades.



Nos últimos dois anos, as províncias setentrionais e da região centro do País foram fustigadas por surtos do vírus circulante da poliomielite. Em parte, estes eventos podem estar relacionados à qualidade da vacina usada no processo de imunização (má conservação).  

Por esta razão, manter o padrão de conservação ideal da vacina (2 a 8ºC) é crucial para garantir a imunização efectiva da população alvo.

 

Existem actualmente vários instrumentos usados para monitorar a temperatura das geleiras do PAV, nomeadamente: os LogTag, FredgeTag e os tradicionais termómetros de relógio. Apesar deste último estar num processo de descontinuidade.





Não basta ter o instrumento que monitora e marca a temperatura, é preciso que ele seja usado adequadamente.

 

Significa: I – usar o protocolo estabelecido pelo Programa Alargado de Vacinação – PAV (registar a temperatura de manhã e de tarde), todos dias e incluindo os finais de semana; II – registar adequadamente as temperaturas na ficha oficial em vigor de acordo com as normas.



COMO FAZER O REGISTO DA TEMPERATURA NO MAPA?

Observe atentamente o mapa abaixo:



Vamos preencher o nosso mapa de controlo de temperatura.

1.    Marque com X ou um Pontinho nos graus correspondentes no momento da abertura da geleira de manhã para a retirada da vacina e novamente no período de tarde ao devolver o remanescente da sessão de vacinação.

2.    Verifique o índice de congelamento (IC) no visor ao marcar a temperatura actual. Se está a marcar um X ou um Certo. Se estiver a marcar X, coloque o X no período registado (manhã ou tarde) e se estiver marcando um Certo, coloque OK no período registado (manhã ou tarde).

3.    Indica o estado do alarme da geleira em relação a temperatura máxima registada no dia, ou seja, se ao registar a temperatura máxima marcou algum alarme ou esteve OK. Marque no mapa o estado correspondente.

4.    Indica a temperatura máxima registada ao longo do dia. Para verificar, é preciso clicar uma vez no botão READ, na tela do aparelho, irá aparecer a palavra Max. com uma setinha a indicar o dia de hoje (today), é neste momento que se deve verificar o ponto 3.   

5.    Indica o estado do alarme da geleira em relação a temperatura mínima registada no dia, ou seja, se ao registar a temperatura mínima marcou algum Alarme ou esteve OK. Marque no mapa o estado correspondente.

6.    Indica a temperatura mínima registada ao longo do dia. Para verificar, é preciso clicar duas vezes no botão READ, na tela do aparelho irá aparecer a palavra Min. com uma setinha a indicar o dia de hoje (today). é neste momento que se deve verificar o ponto 5.   

Note que o aparelho pode registar a temperatura máxima e mínima dos últimos 28 dias. Para tal é preciso continuar clicando no botão READ e controlar a indicação dos dias através da setinha.

7.    Escreva as letras iniciais do nome do responsável pelo preenchimento do período (manhã ou tarde).




Editado por: Noraldino Nuva 
 




Sem comentários:

Enviar um comentário