O CT5 é um aparelho de monitoria remota de temperatura (RTM) que colecta dados em intervalos regulares e envia alertas quando a temperatura do equipamento da cadeia de frio está fora do intervalo seguro para vacinas ou outros itens.
A instalação destes aparelhos vai abranger numa fase inicial todas Unidades Sanitárias da Província de Inhambane com corrente eléctrica da rede Nacional preferencialmente, porém, as Unidades Sanitárias com sistema fotovoltaico poderão ser abrangidas desde que exista um sistema de instalação interno estável.
COMO FUNCIONA?
O CT5 funciona como um controlador remoto da cadeia de frio e emite alertas em caso de exposição da vacina à temperaturas adversas. São introduzidos cartões SIM que irão permitir o envio de mensagens de alertas para o responsável do PAV da Unidade Sanitária, caso o problema não seja resolvido localmente alertas continuarão sendo emitidos a níveis superiores.
O CT5 não substitui os instrumentos actuais usados para monitorar as geleiras do PAV, este irá auxiliar a informar o responsável a situação das geleiras de vacinas à distancia sobretudo em períodos extra laborais.
QUAIS SÃO OS PRINCIPAIS GANHOS DO CT5 PARA O PAV?
Essencialmente permite a detenção oportuna das alterações da temperatura do Sistema da Cadeia de Frio. O que por sua via irá precipitar a intervenção caso haja algum problema que tenha causado a alteração do padrão da temperatura (2 a 8ºC).
Com isso ira garantir a plena conservação das vacinas e como consequência imunização de qualidade.
Sem comentários:
Enviar um comentário