Dra. Sheila Sedicias (Ginecologista)
O sangramento vaginal na gravidez é um problema bastante comum mas que deve ser avaliado pelo médico assim que a mulher note a sua presença.
Algumas situações que podem levar ao sangramento durante a gravidez são: Sangramento de escape ou spotting; Gravidez ectópica; Descolamento ovular; Descolamento da placenta;
Placenta prévia;
Aborto espontâneo;
Infecção uterina.
Perdas ligeiras de sangue de cor rosa escuro, vermelho ou meio acastanhado podem ser normal e resultam das alterações que ocorrem no corpo da mulher. Se o sangramento nos primeiros 3 meses de gravidez forem abundantes, de cor vermelha intensa e com náuseas e cólicas, a mulher deve consultar urgentemente o obstetra.
Estes sinais podem indicar um aborto espontâneo ou uma gravidez ectópica, que é a gravidez fora do útero. A partir dos 3 meses, o sangramento na gravidez é incomum e pode indicar descolamento da placenta, aborto espontâneo, placenta prévia, infecção do colo do útero ou um ferimento no útero causado pelo contato íntimo.
A partir dos 7 meses de gravidez o sangramento pode indicar início de parto prematuro e, por isso, se deve procurar auxílio médico rapidamente. Sangramento na gravidez no primeiro trimestre O que pode ser:
o sangramento no primeiro trimestre da gravidez é comum nos primeiros 15 dias após a concepção e, neste caso, o sangramento é rosado, dura cerca de 2 dias e provoca cólicas iguais às da menstruação. A melhor maneira de descobrir se está realmente grávida é fazendo um teste de gravidez. O que fazer: durante estas primeiras 12 semanas existe um maior risco de aborto ou gravidez ectópica e, por isso, sempre que a mulher apresentar sangramento vermelho vivo com coágulos e fortes dores abdominais deve ir imediatamente ao pronto-socorro. Durante os primeiros 3 meses de gravidez a mulher também pode apresentar um corrimento de cor escura, tipo borra de café, mas que, como não está relacionada com o ciclo menstrual, pode aparecer em qualquer dia. Neste caso, por poder se tratar de um descolamento ovular que pode levar a aborto. Veja mais detalhes em: Descolamento ovular.
Sangramento na gravidez no segundo trimestre O segundo trimestre de gravidez inclui o período de tempo entre o 4º e o 6º mês de gestação, que começa na 13ª semana e termina na 24ª semana de gravidez. O sangramento nesta fase pode indicar um aborto espontâneo e por isso é recomendado que a grávida vá o mais rápido possível ao hospital ou pronto-socorro. Sangramento na gravidez no terceiro trimestre.
O que pode ser: o sangramento no terceiro trimestre da gravidez pode ser provocado por um problema grave, como placenta prévia ou descolamento da placenta. Além disso, algumas mulheres também podem apresentar sangramento no final da gravidez devido ao trabalho de parto e rompimento das membranas, que, normalmente, é acompanhado por contrações irregulares que indicam que o bebê irá nascer em breve.
O que fazer: a grávida deve ir imediatamente ao pronto-socorro e avisar o obstetra que a acompanha. Nestes últimos 3 meses, é ainda frequente que a mulher apresente sangramento após o contato íntimo, uma vez que o canal de parto se torna mais sensível, sangrando com facilidade. Neste caso a mulher só deve ir ao hospital se o sangramento continuar por mais de 1 hora.
Sem comentários:
Enviar um comentário