Discalculia
Discalculia é definido como
uma desordem neurológica específica que afeta a habilidade
de uma pessoa de compreender e manipular números. Para ser classificada como
discalculia não pode ser causada por problemas na visão e/ou audição. O
termo discalculia é usado frequentemente ao consultar especificamente à
inabilidade de executar operações matemáticas ou aritméticas, mas é definido
por alguns profissionais educacionais como uma inabilidade mais fundamental
para conceitualizar números como um conceito abstrato de quantidades
comparativas.
Não confundir com acalculia,
que se refere a perda da capacidade de calcular causada por danos neurológicos
Classificação
É uma inabilidade menos conhecida, bem como e
potencialmente relacionada a dislexia e a dispraxia.
A discalculia ocorre em pessoas de qualquer nível de QI, mas significa que têm
frequentemente problemas específicos com matemática, tempo, medida, etc.
Discalculia (em sua definição mais geral) não é rara. Muitas daquelas com
dislexia ou dispraxia tem discalculia também. Há também alguma evidência para
sugerir que este tipo de distúrbio é parcialmente hereditário.
Existem
diversos tipos de discalculia
- Discalculia léxica: dificuldade na leitura de símbolos matemáticos;
- Discalculia verbal: dificuldades em nomear quantidades matemáticas,
números, termos e símbolos;
- Discalculia gráfica: dificuldade na escrita de símbolos matemáticos;
- Discalculia operacional: dificuldade na execução de operações e cálculos
numéricos
- Discalculia practognóstica: dificuldade na enumeração, manipulação e
comparação de objetos reais ou em imagens;
- Discalculia ideognóstica: dificuldades nas operações mentais e no
entendimento de conceitos matemáticos.
Características
Discalculia é um impedimento da matemática que vá adiante
junto com um número de outras limitações, tais como a introspecção espacial, o
tempo, a memória pobre, e os problemas de ortografia. Há indicações de que é um
impedimento congênito ou hereditário, com um contexto neurológico. Discalculia
atinge crianças e adultos.
Discalculia pode ser detectada em uma idade nova e
medidas podem ser tomadas para facilitar o enfrentamento dos problemas dos
estudantes mais novos. O problema principal está em compreender que o problema
não é a matemática e sim a maneira que é ensinada às
crianças. O modo que a dislexia pode ser tratada de usar uma aproximação
ligeiramente diferente a ensinar. Entretanto, a discalculia é o menos conhecida
destes tipos de desordem de aprendizagem e assim não é reconhecida
frequentemente.
Sinais e sintomas
Alguns dos possíveis sintomas são:
- Dificuldades freqüentes com os números, confundindo
as operações de adição, subtração, multiplicação e divisão.
- Problemas de diferenciar entre esquerdo e direito.
- Falta de senso de direção (para o norte, sul, leste,
e oeste) e pode também ter dificuldade com uma bússula.
- A inabilidade de dizer qual de dois números é o
maior.
- Dificuldade com tabelas de tempo, aritmética
mental, etc.
- Melhor nos assuntos tais como a ciência e a
geometria, que requerem a lógica mais que as fórmulas, até que um nível
mais elevado que requer cálculos seja necessário.
- Dificuldade com tempo
conceitual e julgar a passagem do tempo.
- Dificuldade com tarefas diárias como verificar a
mudança e ler relógios analógicos.
- A inabilidade de compreender o planejamento
financeiro ou incluir no orçamento, nivelar às vezes em um nível básico,
por exemplo, estimar o custo dos artigos em uma cesta de compras.
- Tendo a dificuldade mental de estimar a medida de um
objeto ou de uma distância (por exemplo, se algo está afastado 10 ou 20
metros).
- Inabilidade de apreender e recordar conceitos
matemáticos, régras, fórmulas, e seqüências matemáticas.
- Dificuldade de manter a contagem durante jogos.
- Dificuldade nas atividades que requerem
processamento de seqüências, do exame (tal como etapas de dança) ao
sumário (leitura, escrita e coisas sinalizar na ordem direita). Pode ter o
problema mesmo com uma calculadora devido às dificuldades no processo da
alimentação nas variáveis.
- A circunstância pode conduzir em casos extremos a
uma fobia
da matemática e de dispositivos matemáticos (por exemplo números).
Causas potenciais
Os cientistas procuram ainda compreender as causas da
discalculia, e para isso têm investigado em diversos domínios.
- Neurológico: Discalculia foi associada com as lesões
ao supramarginal e os giros angulares na junção entre os lóbulos temporal
e parietal do cortex cerebral.
- Déficits na Memória de Trabalho (Memória
Operacional): Adams e Hitch discutem que a Memória de Trabalho é um fator
principal na adição mental. Desta base, Geary conduziu um estudo
sugerindo que a discalculia se dava por conta de um deficit da Memória de
Trabalho. Entretanto, o problema é que as deficiências da Memória de
Trabalho são confundidos com dificuldades de aprendizagem gerais, assim os
resultados de Geary não podem ser específicos ao discalculia mas podem
refletir um déficit de aprendizagem maiores.
Pesquisas feitas por estudiosos de matemática mostraram
aumento da atividade de EEG no hemisfério direito durante o processo de cálculo
algorítmico. Há alguma evidência de déficits direitos do hemisfério na discalculia.
Outras
causas podem ser:
- Um quociente de inteligência
baixo (menos de 70, embora as pessoas com o QI normal ou elevado possam
também ter discalculia).
- Um estudante que tem um instrutor cujo o método de
ensinar a matemática seja duro de compreender para o estudante.
- Memória a curto prazo que está sendo perturbada ou
reduzida, fazendo-a difícil de recordar cálculos.
- Desordem congênita ou hereditária. As indicações da
mostra dos estudos desta, mas não são ainda concreto.
- Uma combinação destes fatores.
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