Arquivo do blogue

sábado, 19 de novembro de 2016

Decifrando as siglas das vacinas

Provavelmente esteja acostumado a chamar as vacinas aplicadas no Programa Alargado de Vacinação (PAV) pelas suas abreviaturas como BCG, penta, PVC, etc. Esse facto pode estar relacionado a uma rápida pronuncia dos termos ou simplesmente o desconhecimento da extensão das siglas.
Pois bem, neste ‘’post’’ você vai ficar sabendo o significado das siglas das vacinas, assim como as doenças as quais elas previnem.
Aquando da introdução do PAV em 1979 no País, o programa contava com apenas 5 vacinas nomeadamente: BCG, DTP, VAT, VAS e VAP, porém, ao longo dos tempos com a variação do padrão epidemiológico, globalização, migração do tecido social e outros factores relacionados aos agentes infeciosos, outras vacinas foram desenvolvidas ou mesmo melhoradas para controlar a dinâmica dos agentes patogénicos e tornar a aplicação das vacinas eficaz.
Actualmente o PAV conta com cerca de 08 antígenos destinados a crianças menores de 23 meses a adultos com principal enfoque para as mulheres em idade fértil.
Muito bem, voltando ao nosso tema de fundo que é decifrar as siglas das vacinas uma por uma vamos começar então:   

BCG - Bacilo de Calmette e Guerin
A BCG protege contra a tuberculose. É feita de uma microbactéria atenuada, desenvolvida por Calmette e Guerin, daí o nome de BCG. É uma vacina liofilizada congelada e se apresenta em pó num frasco. É reconstituída com um diluente esterilizado antes de ser injectada. Esta vacina é aplicada à nascença ou ate 23 meses e sua via de aplicação é intradérmica no musculo deltoide direito.

DTP/HB+hib - difteria / pertússis / tétano / hepatite B/ haemophilus influenzae tipo B
A vacina DTP/HB+hib também conhecida por pentavalente pelo facto de possuir cinco (5) antígenos contém a bactéria diftérica enfraquecida, o toxóide tetânico, a bactéria pertússis morta e o antígeno de superfície do Vírus da Hepatite B (HBsAg). A vacina DPT/Hepatite B é uma vacina líquida, mas a Hib esta disponível nas formas líquida ou liofilizada, em frascos de dose única ou multidoses e como monovalente ou combinadas com outras vacinas por exemplo DTP, Hepatite B (Hep B), DTP-Hepatite B. A vacina Hib liofilizada deve ser diluída com solução salina.
A sua administração é destinada a crianças dos 2 a 23 meses de idade e a via de aplicação é intramuscular no terço medio do vasto lateral da coxa esquerda.

VAP – vacina anti-pólio
A vacina anti-poliomelite contém um vírus vivo atenuado e é extremamente sensível ao calor. Esta vacina apresenta-se na forma liquida sendo administrada em gotas de acordo com as recomendações do fabricante.

RV – rotavirus
Esta é uma vacina constituída por vírus vivos atenuados, que protege contra as gastroenterites causadas pelo rotavírus. Sua aplicação é via oral, em duas doses.

IPV – (inative poliovírus) vacina inativada contra pólio
A IPV é um complemento a vacina anti-polio (VAP), ela foi fabricada pelo virus inativo da poliomielite.

PCV10 – vacina anti-pneumocócica
Esta vacina é administrada em 3 doses a crianças menores de 23 meses via intramuscular na região ântero lateral da coxa direita. Ela previne a pneumonia infantil que é uma doença respiratória e também a meningite.

VAS – vacina Anti-Sarampo
A vacina contém o vírus do sarampo atenuado. É liofilizada congelada e deve ser reconstituída antes de ser usada.
A via de aplicação é subcutânea na região do musculo deltoide esquerdo a partir dos 9 a 23 meses de idade e ate 5 anos (somente em campanhas de vacinação especificas). É de dose única.

VAT/TT – vacina anti-tétano/toxoide tetânico
A vacina consiste em um toxóide (uma anti-toxina ou neutralizador de toxina). A vacina é dada a mulheres grávidas e às mulheres em idade fértil para prevenir o tétano neonatal. Em Moçambique, também é administrada aos estudantes dos primeiros anos e trabalhadores cuja actividade lhes põe um certo risco de contrair o tétano. É o mesmo toxóide tetânico da vacina DPT/Hepatite B.
A via de aplicação é intramuscular na região deltoide do braço esquerdo.

Referencias bibliográficas
Manual do Programa Alargado de Vacinação. (PAV), 2009 – MISAU

Sem comentários:

Enviar um comentário