Arquivo do blogue

quarta-feira, 9 de abril de 2014

MENINGITE BACTERIANA E VIRAL


Meningite bacteriana

É uma inflamação das membranas que cobrem o cérebro e a espinal medula, causada por microrganismos piogénicos

Doença bacteriana aguda caracterizada por início súbito de febres cefaleias intensas, náuseas frequentemente vómitos rigidez da nuca e muitas vezes exantema petequial com máculas róseas ou, muito raramente vesiculas, o delírio e a coma são frequentes, equimose e choque no início da doença.  

            

1Dura - Máter: 

2racnóide: 
3Pia - Máter: 

Agente etiológico:

Neisséria meningitides (meningococos).

 

Epidemiologia

As infeccões meningocócicas são endémicas e epidémicas no mundo inteiro, e comum em climas temperados e nos tropicas. A maior incidência ocorre no inverno e na primavera, afeta mais crianças muito pequenas e menores, jovens mais mulheres que os homens que tenham vivido em aglomeramento como quarteis e instituições fechadas.

 

Reservatório

O reservatório da neisséria meningitides é o Homem.

 

Período de incubação

O Período de incubação varia entre 2 a 10 dias geralmente 3 a 4 dias. Meningite

Período de transmissibilidade

Enquanto os meningococos estiverem presentes nas secreções do nariz e da boca. Se os microrganismos são sensíveis aos medicamentos, os meningococos desaparecem da nasofaríngea dentro de 24 horas apois a início de tratamento. Os mesmos não são completamente erradicados do oronasofaringe através da penicilina.

 

Medidas preventivas

Vacinar com a PCV10 a todas crianças menores de 2 anos e maiores de 2 meses.

Educação sanitária ao público sobre os cuidados de higiene individual e a necessidade de evitar a infecção por contágio directo através de gotículas, muco e saliva de manter o bom estado de saúde.

Evitar a superlotação das habitações nos transportes nos locai de trabalho e, principalmente nos quarteis, acampamentos, navios e escolas.

 

Medidas de controlo

Notificação obrigatória as autoridades sanitárias locais,

Isolamento ate 24 horas apois o inicio da quimioterapia,

Desinfecção concorrente das secreções nasofaríngeas e dos objectos contaminados limpeza terminal,

Protecção de contactos, vigilância rigorosa dos contactos domésticos e outros íntimos com relação a sinais como a febre a fim de iniciar a terapia apropriada sem demora,

Administrar tratamento profilático aos contactos íntimos, (que partilham a mesma habitação ou que realizam respiração boca – boca).

     

Meningite viral


A meningite viral é uma doença pouco grave, mas altamente contagiosa, causada por vírus. Ela deve ser tratada com medicamentos que diminuam os sintomas.

Agentes etiológico

É causada por uma variedade de vírus entre os quais (Enterovírus, Vírus do herpes simples tipo 2 (e menos comumente tipo 1),Vírus varicela zoster (conhecido por causar a catapora e a herpes zoster),Vírus da caxumba, Vírus HIV, Vírus LCMV.

Período de incubação

O tempo de incubação do vírus da meningite viral é de, aproximadamente, 3 a 10 dias e, após este período, os sintomas iniciam.

Sintomas da meningite viral


Os sintomas da meningite, seja ela viral ou bacteriana, são bem semelhantes. O que vai diferenciar os tipos de meningite é o exame do liquor e não as queixas do paciente. Os sintomas da meningite são:

  • Febre
  • Dor de cabeça intensa
  • Rigidez nucal, dificuldade em apoiar o queixo no peito
  • Intolerância à luz e ao ruído
  • Nauseas
  • Vômito
  • Recusa alimentar

Em crianças com menos de 2 anos de idade podem surgir ainda sonolência, irritabilidade e convulsões.

Diagnóstico da meningite viral


O diagnóstico da meningite viral é dado com a análise do resultado do exame do liquor, líquido que envolve as meninges, através da punção lombar.

Causas da meningite viral


A meningite viral pode ser causada por vírus como:

  • Enterovírus
  • Vírus do herpes simples tipo 2 (e menos comumente tipo 1)
  • Vírus varicela zoster (conhecido por causar a catapora e a herpes zoster)
  • Vírus da caxumba
  • Vírus HIV 
  • Vírus LCMV

Transmissão da meningite viral


A transmissão da meningite viral se dá através do contato oral-fecal, vias respiratórias e oral-oral. Entrar em contato com as secreções do indivíduo contaminado e consumir água e alimentos contaminados com o vírus são as formas mais comuns de se pegar a doença.

Tratamento para meningite viral


Para tratar a meningite viral não é necessário tomar antibióticos, embora estes sejam os primeiros medicamentos administrados pelos médicos, enquanto não sai o resultado da punção lombar. Após ser identificada a meningite viral, recomenda-se tomar medicamentos que controlem os sintomas, como a Dipirona, por exemplo, além de repouso e hidratação.

Meningite viral deixa sequelas?


A meningite viral raramente deixa sequelas, e estas só ocorrem quando o tratamento não é seguido corretamente.

Prevenção da meningite viral


A meningite viral pode ser prevenida evitando-se o contato com indivíduos contaminados e com medidas básicas de higiene, como manter as mãos sempre limpas e só consumir alimentos livres de contaminação. Os hábitos de higiene e evitar os locais fechados diminuem o risco de contágio da meningite viral.

 

Medidas de controlo

Notificação obrigatória as autoridades sanitárias locais,

Isolamento ate 24 horas apois o inicio da quimioterapia,

Desinfecção concorrente das secreções nasofaríngeas e dos objectos contaminados limpeza terminal,

Protecção de contactos, vigilância rigorosa dos contactos domésticos e outros íntimos com relação a sinais como a febre a fim de iniciar a terapia apropriada sem demora,

Administrar tratamento profilático aos contactos íntimos, (que partilham a mesma habitação ou que realizam respiração boca – boca).

     

 

Sem comentários:

Enviar um comentário