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quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Domínios dos objectivos de aprendizagem


Domínios dos objectivos

Quando definimos objectivos de formação, temos em vista a aquisição por parte dos formandos de determinadas capacidades ou comportamentos.

Tais capacidades ou comportamentos podem ser de tipo muito diverso, desde conhecimentos simples e limitados, à realização de gestos profissionais complexos, passando pela apreciação ou valorização de obras de arte.

Esta diversidade que corresponde à diversificação das capacidades e comportamentos humanos é geralmente agrupada e classificada em três domínios principais: domínio cognitivo, domínio afectivo e domínio psicomotor.

Domínio cognitivo - domínio da actividade intelectual ou mental.
Envolve conhecimentos e aptidões intelectuais. É do domínio do conhecimento e do pensamento. Evidencia o saber do formando e a forma como este se manifesta.
O saber consiste em:

  • Lembrar-se de uma informação, mas também;
  • Compreender e interpretar uma situação;
  • Resolver um problema.

Exemplos

  • Conhecer os sinais de trânsito;
  • Reflectir sobre a melhoria das regras de trânsito.

Domínio afectivo - estes objectivos são do domínio dos fenómenos da sensibilidade.
Envolvem interesses, atitudes, valores, (que já possuem ou que devem adquirir), actividades ou comportamentos que têm uma conotação com agrado ou desagrado, com adesão ou rejeição. É o domínio do sentir, dos sentimentos e emoções.

Exemplos:

  • Respeitar as regras de trânsito;
  • Irritar-se com quem não cumpre as regras de trânsito.

Domínio psicomotor - domínio das actividades motoras ou manipulativas.
Envolve aptidões ao nível da motricidade e da manipulação de objectos. É do domínio por excelência da acção.

Exemplos:

  • Andar de bicicleta.
  • Mudar a roda de um automóvel.

A classificação apresentada é uma de entre várias e visa delimitar as grandes orientações do comportamento humano. Contudo, esta demarcação não deve considerar-se rigorosa, pois os domínios não são compartimentos estanques e os seus limites são muito imprecisos.

Na verdade, não existem actividades puramente cognitivas, afectivas ou motoras: uma atitude de aceitação ou rejeição de uma regra supõe o conhecimento dela, tal como a realização de um gesto ou acção motriz supõe um pensamento que os oriente, como aliás o próprio termo psicomotor indica.

Os objectivos de formação, expressando os mais diversos comportamentos que se esperam dos formandos, podem naturalmente situar-se e classificar-se em qualquer dos 3 domínios referidos, segundo o tipo de comportamento que esteja predominantemente em causa.

Exemplos

  • Objectivo do domínio cognitivo – o formando deverá ser capaz de: interpretar um esquema de uma instalação eléctrica;
  • Objectivo do domínio afectivo - o formando deverá ser capaz de: valorizar a importância dos trabalhos de grupo;
  • Objectivo do domínio psicomotor – o formando deverá ser capaz de: ajustar a folga de uma válvula.

É importante para o formador saber quais os domínios em que se situam as capacidades ou comportamentos que é suposto o formando adquirir, porque os conhecimentos ou actividades mentais não são directamente observáveis (não temos um acesso directo ao conhecimento, mas sim à representação que cada um tem desse conhecimento), assim como os fenómenos afectivos, exigindo do formador a utilização de estratégias para poderem ser apresentados em termos de objectivos operacionais. Nesta situação, depois de identificar a competência a adquirir, o formador terá de encontrar um comportamento directamente observável que mostre a competência desejada.

Exemplos

  • Competência - apreciar música clássica;
  • Comportamento observável – reconhecer 5 obras musicais de diferentes autores clássicos.

 

Ideias a reter

As vantagens da definição de objectivos assumem aspectos muito diversificados e situam-se a diversos níveis do processo formativo. Numa perspectiva globalizante pode dizer-se que os objectivos são factores de:
Clarificação das intenções de formação;
Comunicação e entendimento entre os vários intervenientes da formação;
Orientação, objectividade e eficácia do pensamento e acção dos formadores;
Orientação dos formandos perante os seus esforços, determinando a sua compreensão, promovendo a sua motivação, facilitando a sua aprendizagem;
Objectividade e rigor na avaliação, minimizando erros e desvios tradicionais, resultantes da subjectividade do avaliador, ou da falta de clarificação das situações a avaliar;
Rentabilização das acções de formação através da racionalização, operacionalização, eficácia e produtividade do processo formativo.



Funções dos objectivos

Toda a acção de formação deve ter objectivos claramente definidos e previamente fixados. As razões que justificam esta posição são variadas e estão directamente relacionadas com as vantagens que daí advêm para a aprendizagem em geral, e ainda para todos os intervenientes no processo de formação: formandos, formadores, instituições e futuros empregadores.·
De um modo geral, podemos definir objectivo de formação como um enunciado claro e explícito dos resultados que se esperam alcançar com uma determinada acção de formação. Os objectivos de formação indicam os resultados esperados de uma aprendizagem visada. A partir deste conceito geral de objectivo de formação, vamos analisar algumas vantagens ou as principais funções que os objectivos cumprem, quando clara e previamente definidos.

 

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